Pacaraima

O município de Pacaraima foi criado pela Lei Estadual 096, de 17 de outubro de 1995.

• Bandeira do Município de Pacaraima no Estado de Roraima, Brasil. 

 

 

 

 

 

 

• Mapa de Pacaraima  – RR

Pacaraima é um município brasileiro localizado no norte do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela. Conhecido como “Polo Norte de Roraima”, pelo fato de suas temperaturas serem mais baixas que no resto do estado, por causa da altitude. Sua população, de acordo com estimativas de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 17 401 habitantes.

A história do município de Pacaraima está ligada à demarcação da fronteira com a Venezuela pelo Exército Brasileiro, originando-se em torno do marco conhecido como BV-8, portal de entrada para o Brasil a partir daquele país. Também é de se destacar a implantação de um Pelotão Especial de Fronteira na região.

No entanto, a colonização intensificar-se-ia com a farta chegada de brasileiros, principalmente oriundos da Região Nordeste, atraídos pelo sonho do enriquecimento fácil com o garimpo. A livre mobilidade interfronteiriça tornou necessário oficializar a demarcação e o resguardo daquela fronteira.

Os brasileiros pioneiros na região são considerados seus desbravadores, embora sejam fundadores acidentais e quase desconhecidos do município. Antes conhecida como Vila Pacaraima, ou simplesmente BV-8, adotando-se o nome do marco, a vila era parte do então Território Federal de Roraima, atual Estado de Roraima.

Pacaraima foi emancipada por Lei Estadual nº 96, de 17 de outubro de 1995, sendo o município formado por desmembramento de Boa Vista, capital do estado. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997, com a posse do primeiro Prefeito eleito através do voto direto o engenheiro agrônomo Hiperion de Oliveira e os 9 vereadores que compõem a Câmara Municipal, em eleição ocorrida em 3 de outubro de 1996.

A sede municipal funciona até hoje como entreposto comercial, atraindo diversos compradores de bens de consumo básico do município vizinho.

O acesso à cidade de Pacaraima se dá pela rodovia BR-174, que está pavimentada e com bom estado de conservação. A distância até Boa Vista é de cerca de 220 quilômetros. Há um serviço regular de ônibus disponível para o município a partir de Boa Vista. Há ainda serviços de motoristas autônomos que fazem o percurso. Pacaraima está conectada à rede elétrica estadual, com energia proveniente de Macágua, na Venezuela.

Área: 8.025,045 km² (IBGE 2019)

População: 17.401 pessoas (IBGE 2019)

PIB 2017: Administração Pública (76%); Setor Primário (5%); Serviços sem administração Pública (17%);  Indústria (2%). (IBGE 2019)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CHEFE DE CENTRO MULTIMÍDIA

DEIBIANA BRITO MASCAREM

 


COORDENADOR/UAB

AFONSO CARLOS MARANGUAPE

 


LOCAL DE FUNCIONAMENTO

CMM DE PACARAIMA

Escola Estadual Cícero Vieira Neto

Endereço: Rua Orquídea Três, s/nº Centro.

CEP 69345-000