O Ciência é 10 é uma iniciativa da CAPES que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. Trata-se de um curso de especialização para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino e dando aulas de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. É realizado na modalidade Educação a Distância (EAD), com garantia da CAPES e certificação do MEC, junto com as Instituições Públicas de Ensino parceiras.
O Ciência é 10 é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade.
Em Roraima o curso está sendo ofertado por meio da parceria da UNIVIRR com a Universidade Estadual de Roraima-UERR, Instituto Federal de Roraima-IFRR nos polos de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Caroebe, Caracaraí, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã.